segunda-feira, 31 de janeiro de 2022

Adú

Assisti Adú (2020) de Salvador Calvo na Netflix. Uma frase final resume bem o filme e infelizmente muitos vão concordar: "cada um cuida dos seus problemas". Eu só consigo pensar como o ser humano é torpe. Adú tem três histórias absurdas, ligadas de alguma forma.

Adú (Moustapha Oumarou) e a irmã (Zayiddiya Dissou) viram o que não deviam. Eles viram caçadores matando um elefante pra tirar as presas em uma reserva florestal. Fogem. Eles vivem em uma comunidade muito pobre em Camarões, mas vivem com a mãe, tem amigos, mas a bicicleta os denunciam e os dois irmãos fogem. Uma parente consegue dinheiro do pai para que eles fujam até ele. Dá pra imaginar que imigrar ilegalmente é algo tão impossível e violento, que nada, mas nada mesmo vai indo minimamente razoável. Massar é interpretado por Adam Nourou. Fui até olhar no mapa, Adú viaja ilegalmente de Camarões até o Senegal de avião, depois em transportes clandestinos até o Marrocos, e a nado até a Espanha.
Outro personagem tem uma ONG que tenta localizar os caçadores de elefantes. Insensível com os moradores locais, é um verdadeiro troglodita. Ele (Luis Tosar) tem uma relação dificílima com a filha rebelde (Anna Castillo). A terceira trama é que começa o filme, quando imigrantes tentam pular a cerca para entrar na Espanha e há conflitos com poucos policiais. É um filme insuportável de ver, mas muito, muito necessário, chega de desumanidade. No final o filme informa que mais de 70 milhões de pessoas fogem de seus países e que a maioria são crianças.
Beijos,
Pedrita

13 comentários:

  1. Acredito que seja um filme muito Interessante de ver
    .
    Semana feliz … cordial abraço
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
  2. Puxa conforme fui lendo a resenha fui sentindo uma mistura de tristeza e de indignação.
    Ando absurdamente sensível, devo assistir chorando do início ao fim 😢
    É tanta coisa acontecendo pelo mundo que me pergunto onde foi que deixamos abandonado nosso lado "humano" com tanta maldade sendo praticada e tanta injustiça sendo vista 😢
    Levo a indicação, filme necessário.

    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. luli, é insuportavelmente necessário. tb ando sensível demais, a humanidade se perdeu.

      Excluir
  3. Gostei da publicação- Pareceu-me interessante!
    -
    Recordar...é viver na saudade 💖

    Beijos, e uma excelente semana!

    ResponderExcluir
  4. Uau! Fiquei sem ar com tua resenha Pedrita! Este me parece mesmo mais um destes filmes difíceis, mas que toda gente deveria assistir. Está anotadíssimo aqui!

    Boa semana para ti!

    ResponderExcluir
  5. Não sei se conseguiria ver esse filme.

    Estou com uma pesquisa de público no blog, se puder responder, ficarei feliz.

    Big Beijos,
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir
  6. O mais grave é a gente constatar que a realidade que nos cerca tem sido até pior que as retratadas em obras como essa.

    Beijo

    ResponderExcluir

Cultura é vida!