segunda-feira, 23 de maio de 2022

O Estranho no Lago

Assisti O Estranho no Lago (2013) de Alain Guiraudie no TelecinePlay. Quando o Telecine passou a vender individualmente seu streaming, o do Now da Net Claro foi incrementado com vários filmes e nunca mais foi atualizado. As super estreias nunca mais apareceram por lá. Tem mais de 500 só em drama. Ao lado de uns do Bergman estava esse outro filme francês que nunca tinha ouvido falar e que grata surpresa. Que filme desconcertante, diferente e instigante! 

Um jovem muito bonito (Pierre Deladonchamps) vai a um lago. A filmagem aconteceu no Lago de Sainte-Croix, na Provença, na França e em estúdios. Aos poucos descobrimos que é um local de encontros casuais entre homens. Incrível como o filme utiliza o som ambiente, o som das pedras, das águas, pássaros, da mata, do som das caminhadas, dos carros. O rapaz se interessa por um homem (Christophe Paou) que está acompanhado. Ele vai a mata e fica olhando os casais tendo relações. As relações são ali mesmo. Ele acaba ficando com outra pessoa. Eles afastam os preservativos usados e o lixo que ficou na mata e ali mesmo, no meio da sujeira, tem relações. O filme tem cenas de sexo explícito. Há muitas reviravoltas, é impressionante! Que roteiro inteligente! Que forma diferente de contar a narrativa. 
Só sabemos dessas pessoas o pouco que elas contam e nem sabemos se contam a verdade. Dia a dia o carro chega, há outros carros estacionados, chega-se ao lago. O que acontece depois, como é a vida dessas pessoas fora daquele universo, não temos ideia e imaginamos conforme o que contam, que eu fico bem na dúvida o quanto é verdade, já que a maioria ali quer viver do anonimato. Anonimato é uma questão que incomoda. Conhecer, se apaixonar, ter relações com completos desconhecidos. Seria realmente possível?
Nesse local o rapaz faz um amigo (Patrick D´Assumção). Esse homem diz que nesse lago vai poder conversar com as pessoas. Ele terminou recentemente um relacionamento com uma mulher e fica lá no lago olhando a belíssima paisagem. Ele parece ser a pessoa com olhar mais crítico sobre o seu entorno. Muitas questões mexeram comigo, é um filme que mexe. Fiquei pensando muito sobre o universo masculino, como é diferente do feminino. Que talvez um local assim para relacionamentos casuais entre mulheres dificilmente aconteceria. Que o patriarcado é muito forte e influencia nas criações. A solidão. São muitos temas que me impactaram. A relação com a nudez e o corpo que é tão difícil no Brasil, a sensualização do corpo feminino, mas o pudor também. Falando em Brasil, em um dia o protagonista aparece com uma camisa verde amarela do Brasil, só não consegui ver o número na camiseta. 

Beijos,
Pedrita

12 comentários:

  1. Ainda bem que, encontrando esse filme, gostou do que viu
    .
    Cumprimentos poéticos
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
  2. Eu assisti a este filme muito tempo atrás. Tinha visto um pedaço dele antes (e dormido no fim) e havia ficado intrigada com o cara que dá uma de voyeur, rsrs.

    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. marly, intriga mesmo. o silêncio e a paixão do rapaz pelo assassino é desconfortante.

      Excluir
  3. Não assisti esse filme, deve ser interessante.
    Big Beijos

    ResponderExcluir
  4. Deve mesmo provocar uma série de reflexões ainda mais no Brasil onde patriarcado, machismo e sexismo mesmo em 2022 soam fortes.
    Fiquei curiosa com a forma diferente de contar a narrativa.
    Tbm pela sonoridade ambiente.
    Vou levar a indicação.

    Aahhh sobre o quanto deve ser verdade ou não, penso que devem existir coisas e situações que NEM sequer imaginamos possíveis e podem acontecer e passarem despercebidas pela maioria das pessoas

    Bjs Luli

    ResponderExcluir
  5. Que filme interessante, achei interessante também como você foi falando dele, me deixou instigada a vê. Essa coisa de ter um lugar para homens gays ou bissexuais viverem seus amores e desejos sexuais me fez lembrar "Tudo que tenho levo comigo" da Herta Muller que narra a história de um homem gay que viveu em um dos campos de trabalhos forçados da URSS no pós-guerra, ele também se encontrava furtivamente com seus amantes em um parque publico e todos os homens tinha um outro nome e o segredo sobre suas vidas era a regra.

    ResponderExcluir

Cultura é vida!