sexta-feira, 26 de junho de 2026

O Esquema Fenício

Assisti O Esquema Fenício (2025) de Wes Anderson na PrimeVideo. Como eu amo esse diretor. Fiquei eufórica de achar mais um filme dele. Durante essa cena aparecem os créditos. Nesse banheiro escritório sala de estar jantar, funcionárias dão injeção, refeição, atendem telefone. Inúmeras mulheres em inúmeras funções e nós acompanhando de cima. O roteiro é assinado junto com Roman Coppola.

Esse é o trio de protagonistas e como em todos os filmes desse diretor é ator famoso que não acaba mais. Benício Del Toro é o magnata Zsa-Zsa que criou o Esquema Fenício. Ele resolve eleger como sua herdeira inclusive do esquema sua filha que é noviça. Ela não quer nada disso, só quer ser noviça. Amei Mia Threapleton. Só agora que vi que ela é filha da Kate Winstlet. Ela é ótima. É dificílimo atuar em filmes do Wes Anderson, bom, eu acho. Porque precisa de muita concentração, mudar as feições muito rapidamente. E eu teria enorme dificuldade de não cair na risada. Completa o trio Michael Cera. Ele vai ser tutor dos filhos do protagonista, são muitos filhos, biológicos e adotados. O rapaz é louco por biologia, insetos, como seu patrão.
Zsa-Zsa apresenta a sua herdeira o Esquema Fenício. Inúmeras caixas de papelão e sapatos, cada uma com uma missão mais maluca que a outra. Com isso eles vivem viajando. As cenas no avião são divertidíssimas. Como eles viajam muito, são personagens que não acabam mais. O filme é uma delícia, com um roteiro muito rocambólico. Não entendi boa parte. O protagonista é um homem de negócios com vários projetos enormes em vários países e muitas questões burocráticas em cada um deles. Amei!
Sim, Scarlett Johansson é uma delas e Zsa-Zsa pede ela em casamento. 
São inúmeras cenas de ação sem ação. Wes Anderson é sempre genial. Todos vivem tentando matar o protagonista. Ele vive sobrevivendo por muito pouco. Richard Ayoade é o revolucionário.
Tom Hanks é um dos primeiros que aparece, com Bryan Cranston. Eles cuidam do trem que passa nas minas e precisam negociar.

Há cenas em pxb que seriam do céu e Bill Murray é deus.
Ainda aparecem Jeffrey Wright, Willem Dafoe, Riz Ahmed, Steve Park, Rupert Friend, Benedict Cumberbatch Charlotte Gainsbourg, Mathieu Amalric e Donald Sumpter.

Beijos,
Pedrita

14 comentários:

  1. O estilo de Wes Anderson é muito unico, apenas uma imagem já é suficiente para reconhecer a estética. Fantástica recomendação.
    Obrigado pelo post!

    ResponderExcluir
  2. Acredito que seja um filme muito bonito de ver
    .
    Saudações cordiais e poéticas
    .

    ResponderExcluir
  3. Realmente, os trabalhos desse diretor (do qual eu também sou fã) são facilmente reconhecíveis. Tanto que essa foto, em que aparecem vários atores, com um deles segurando uma arma, me lembrou logo do outro filme dele: "O Grande Hotel Budapeste", rsrs.

    beijo e bom fim de semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. marly, sim, visualmente sim. é verdade, as imagens remetem a outros. mas os roteiros mudam bastante.

      Excluir
  4. Boa noite minha querida amiga Pedrita. Obrigado pela dica cinematográfica. Uma excelente noite de sábado, bom final de semana e um grande abraço do seu amigo carioca.

    ResponderExcluir
  5. Sua descrição me fez lembrar de Hotel Budapeste. Fui pesquisar e descobri o porquê: é do mesmo diretor! hahahahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. exato, o estilo do diretor é inconfundível. mas os roteiros são muito variados.

      Excluir
  6. Ainda não vi.
    Está na lista e vou deixando pra trás.
    Beijo,

    ResponderExcluir
  7. O estilo do diretor é singular e genial.
    Sem falar que consegue administrar um elenco estelar.
    Já quero assistir 😊

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. luli, é uma delícia, ultra confuso mas divertidíssimo.

      Excluir

Cultura é vida!