sexta-feira, 28 de setembro de 2007

A Viagem de Chihiro

Assisti ao filme japonês A Viagem de Chihiro (2001) de Hayao Miyazaki no Telecine Cult. O maravilhoso roteiro é também do diretor. Queria muito ver A Viagem de Chihiro, mas sempre passava nos piores horários no canal. Descobria que já tinha começado inúmeras vezes e horários como, 7 horas da manhã, 3 horas da madrugada, frustrante. Até que enfim passou em um domingo às 17hs. E é simplesmente maravilhoso! São justificáveis sim os prêmios: Oscar de Melhor Filme de Animação e Urso de Ouro no Festival de Berlim, inclusive é o primeiro filme de animação que ganha o Urso de Ouro.

Tudo é incrível! Fiquei emocionada o tempo todo e nossa protagonista, a bela Chihiro é de uma bondade e justiça incrível. A integridade da menina é de se emocionar. Chihiro, que tem 10 anos, está de mudança com seus pais, ela está muito triste porque teve que mudar de escola e se afastar de seus amigos. Só que os pais se perdem e caem em uma cidade estranha. Vou falar detalhes de A Viagem de Chihiro: Gostei da história ser real. Tudo estranho que ela vive naquela cidade realmente aconteceu, fica claro no final, bem diferente dos filmes para crianças, tinha quase certeza que ela ia descobrir que dormiu no carro e não usaram esse clichê.

Chihiro não pára de fazer amigos. Ela acaba nessa cidade e é ajudada por várias pessoas, já que humanos não podem viver por lá, a não ser que trabalhem duramente. Só que a bondade dela é tão grande que ela faz amizades com muitos que são excluídos, como esse da foto. E da dignidade e apoio a eles. Com isso ela vai conseguindo tudo o que precisa pra salvar os seus pais. Me emocionei logo no começo quando os carvãozinhos as protegem. Fiquei emocionada o filme todo. É de uma poesia e beleza incrível.



Beijos,
Pedrita

6 comentários:

  1. Aaaah, legal mesmo.
    Eu já assisti e achei massa.
    Miyazaki é o hômi lá no japão.
    Já assistiu a Princesa Mononoke? Massa também. Só que com mais ação.

    ResponderExcluir
  2. Ainda não vi essa animação, mas vou tentar assistir. Já tinha ouvido falar muito bem nela.

    Sei que está meio em cima da hora, mas quero fazer um convite: amanhã (30/09) vou participar de uma apresentação no Observatório Municipal de Campinas, às 17h. Se você puder ir, me avise!

    ResponderExcluir
  3. Oi Pedrita, que bom que assiste aos filmes e nos conta sobre eles...Seu gosto já é um aval para os filmes...Sobre o que vc perguntou no meu blog: vendi alguns livros sim, não diria muiitos...Mas dos 500 a que eu tinha direito (a editora ficou com a outra metade), devo ter comigo uns 130, os outros foram vendidos, ou doados ou dados como presente..rss Livro tem que circular ,não é??A editora, sinceramente, não sei quantos vendeu. Beijos e bom domingo

    ResponderExcluir
  4. Pedrita, vi este filme no cinema e não gostei. Achei muito parado e achei o traço do desenho feio. Mas o roteiro tem coisas interessantes.

    Ah, post extra no blog! Vai lá!

    Beijos

    ResponderExcluir

Cultura é vida!