segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Rede de Mentiras

Assisti Rede de Mentiras (2008) de Ridley Scott na HBO. Estava com saudades de ver filmes na tv a cabo. Escolhi alguns pra distrair, comecei a ver esse e vi que não ia me distrair muito, mas curiosa, continuei. É um bom filme de ação, muito bem dirigido. É sobre os conflitos no Oriente Médio. Leonardo di Caprio interpreta um agente que está em Amã para investigações. Ele tem formas peculiares de trabalhar que incomodam muito os Estados Unidos. Ele faz alidos com pessoas igualmente perigosas. Em alguns momentos Rede de Mentiras é tolo e simplista, mas o argumento é bem arquitetado. Um fator interpressante, comentado por Ayaan Hirsi Ali no livro Infiel, é que apesar dos Estados Unidos terem tecnologia de ponta, eles não conseguem descobrir muitos ataques, já que os fundamentalistas se organizam de outras formas muito mais difíceis de serem descobertos como a fala, sem a tecnologia. Rede de Mentiras mostra ainda os Estados Unidos utilizando qualquer recurso para conseguir o que quer, mesmo abusando na violência, tortura e assassinatos.

Li que a atriz iraniana Golshifteh Farahani teve problemas com os fundamen-talistas islâmicos porque filma uma de suas cenas sem o véu e isso é considerado um desrespeito a Alá. É como nós aqui não utilizarmos uma parte da roupa e expormos o que aqui chamamos de partes íntimas. Realmente achei desnecessário expor a moça. Tudo o que li da religião, elas realmente não ficam sem o véu, até mesmo recebendo um homem em casa. Outro fator que estranhei é um discurso tolo do protagonista quando é preso pelo chefe terrorista. Entendi que ele sabia que ele tinha que fazer a gravação não valer, quebrar a artimanha terrorista, mas o discurso questionando alguns dogmas islâmicos foi tolo. Diferente dos Estados Unidos, que lutam por honra e pela pátria, os islâmicos lutam por sua fé, portanto todos os seus raciocínios são diferentes. Russell Crowne é o chefe do di Caprio. Alguns outros do elenco são: Mark Strong, Oscar Isaac, Ali Suliman e Alon Abutbul.

Youtube: Body Of Lies Trailer HQ (2008)


Beijos,

Pedrita

5 comentários:

  1. Não vi, nem no cinema nem na TV, Pelo visto, não vale muito a pena, né?

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Gosto muito do diretor Ridley Scott e confesso que o Leonardo di Caprio tem me surprendido positivamente.

    ResponderExcluir
  3. Oi,

    Estou muito feliz, hoje é niver de marido!!
    Fiz um post especial para ele!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Senti falta das dicas. Ando meio ausente, motivos odontológicos e correria da bebeinha de final de ano, mas recupero logo.
    Bjo e Feliz Natal.

    ResponderExcluir
  5. moacy, ridley scott sempre vale a pena, ele é um excelente diretor, as cenas de ação são muito bem realizadas e uma aula de edição.

    dê, eu comentava isso com o 007, o leonardo di caprio só cresce profissionalmente.

    barbie, vou lá.

    meu lugar ao sol, nem me fala de correria.

    ResponderExcluir

Cultura é vida!