terça-feira, 25 de maio de 2010

O Rei e Eu

Assisti ao musical O Rei e Eu de Jorge Takla no Teatro Alfa. Eu queria muito ver esse musical, a produção é maravilhosa, cenários e figurinos de tirar o fôlego. Os cenários são de Duda Arruk e os figurinos do Fábio Namatame. Nossos protagonistas são o Tuca Andrada e a Cláudia Netto. Maravilhosas as cantoras Luciana Bueno e Daniela Vega. A regência é de Vânia Pajares a frente de uma orquestra de 22 músicos. As crianças são demais, como cantam e interpretam. Adorei o filho da Anna, interpretado pelo Daniel Paulin.

Esse texto é controverso, com o olhar para o exótico que os americanos costumam ter, eles falam com preconceito dos hábitos do Sião, na Tailândia, em 1894, como  poligamia dos homens e a escravidão. Enquanto os Estados Unidos sempre segregou violentamente os seus negros, ainda mais no período que é ambientado esse romance. O musical O Rei e Eu até menciona essas divergências, mas é diferente. O romance é baseado na história verídica da educadora inglesa Anna Leonowens que viveu entre 1831 e 1915, escrito pela inglesa Margareth Landon   A educadora realmente foi ao Sião ensinar os filhos do Rei. O quanto o resto é fantasioso não se sabe. No espetáculo uma personagem faz uma adaptação oriental da Cabana do Pai Thomás, esse espetáculo dentro do espetáculo é majestoso. Essa é a última semana que o espetáculo fica em cartaz.



From Mata Hari e 007
e

From Mata Hari e 007

Beijos,
From Mata Hari e 007
Pedrita

6 comentários:

  1. Oi Pedrita.

    Uma amiga assistu esse espetáculo e gostou muito.
    Conheço essa históra somente pelo filme. Não sabia que era verdadeira.

    Bjs.
    Elvira

    ResponderExcluir
  2. oi pedrita
    eu ia assistir, porém o alfa ficava muito fora de mão, acabei indo assistir o hairspray mesmo. Que bom q gostou liotimas criticas desse espetaculo
    abraço

    ResponderExcluir
  3. Pedrita, queria ver mas ando enrolando tanto que não vai dar tempo. Eu vi o filme estrelado pela Jodie Foster. Amei o filme, me emocionei mesmo. Lindo demais.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. elvira, a base é verídica, mas romancearam todo o resto. e o musical é um pouco diferente do filme e menos romanceado.

    gammelo, o alfa é bem perto pra mim.

    marion, é a última semana.

    ResponderExcluir

Cultura é vida!