sábado, 29 de maio de 2010

Quase Memória

Terminei de ler Quase Memória (1995) de Carlos Heitor Cony da Companhia das Letras. Minha irmã me emprestou esse livro, eu queria muito ler desde que foi lançado. É quase uma memória. Cony conta pelo seu olhar a vida do seu pai, é um emocionante livro. A relação com o pai, que se transforma com o tempo emociona. Eu li dessa edição da capa, mas essa obra foi lançada em 2003 na Coleção Folha. Atualmente a obra nova está por outra editora, Alguara.

Obra de Alfredo Volpi

O pai foi um jornalista, na época em que os jornalistas iam atuando, descobrindo suas funções, criando veículos. Eu sempre acredito que a convivência diária é que traz as melhores lembranças. Em Quase Memória, Cony lembra de momentos mágicos que viveu com seu pai, momentos simples e cheios de significado. 

Obra Meta-esquema (1958) de Hélio Oititica

Trechos de Quase Memória de Carlos Heitor Cony:

“O dia: 28 de novembro de 1995. A hora: aproximadamente vinte, talvez quinze para a uma da tarde. O local: a recepção do Hotel Novo Mundo, aqui ao lado, no Flamengo.”

“Quanto ao envelope gordo, pelo volume e peso suspeitei que continha um livro, faz parte da minha rotina receber esses envelopes, escritores de província pedindo-me a opinião ou prefácio, que geralmente recuso dar ou fazer.”







From Mata Hari e 007
Beijos,
From Mata Hari e 007
Pedrita

5 comentários:

  1. Pedrita,
    Esse livro me emocionou e marcou muito quando li. Havia perdido meu pai fazia pouco tempo e, as lembranças do personagem misturou-se com minhas próprias lembranças. Bom demais! Aliás, eu já recomendei esse livro lá no blog O que elas estão lendo.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Também gostei e me emocionou. Muito bom mesmo!

    ResponderExcluir
  3. Eu me hospedava no Hotel Novo Mundo, lá no Rio. kkkk
    Denise

    ResponderExcluir
  4. Nao li o livro, ms li muito livro traduzido por ele.

    Ontem pensei em vc estava assistindo a um filme que se chama 96 horas. Já viu? Sensacional.

    Bjao

    ResponderExcluir
  5. roseli e ana maria, eu tb me emocionei muito.

    dê, q legal, fiquei curiosa em conhecer o hotel.

    georgia, acho q vai gostar, não vi esse filme 96 horas, se me lembro direito, claro.

    ResponderExcluir

Cultura é vida!