sábado, 22 de setembro de 2018

Dois na Gangorra

Assisti Dois na Gangorra (1962) de Robert Wise no Telecine Cult. Esse filme estava começando e pus pra gravar. Tinha um tempo que eu não via um filme clássico. Se não fosse a belíssima fotografia inicial de Ted McCord acho que não tinha gravado porque não curto os dois protagonistas Shirley MacLaine e Robert Mitchum. O filme é baseado na peça de William Gibson.

No começo há externas, depois só em lugares fechados, na maioria das vezes só os dois atuando. É um bom texto, com estrutura mais teatral Ele conhece ela em uma festa, fica admirado com a dinâmica dela, está solitário em Nova York, acabou de chegar. Ela é uma dançarina, costura para aumentar o faturamento e apesar de viver com poucos recursos tem uma vida até mais confortável que a dele. A sensação que dá é que ele fica encantado com essa energia dela, essa capacidade dela de se prover sozinha, de sua independência, alegria e vivacidade.
Aos poucos ficamos sabendo que ele se separou. Tinha uma vida bem confortável em outro estado mas tudo estava ligado a sua ex-esposa. É advogado ainda sem o registro, o pai dela que arrumou emprego pra ele, a casa confortável. Ele fica feliz de poder ajudar a uma mulher e de ter mais recursos que ela. Os dois são muito diferentes. Imagino que o desfecho mude às vezes dependendo da adaptação e que esse texto seja usado bastante no teatro porque apesar de ter bastante tempo é bem atual. Apesar de triste achei lógico o final, mas se fosse ao contrário gostaria também. Cabe os dois desfechos.
O trailer sugere romance e comédia, na verdade é um filme bem melancólico e deprimente.

Beijos,
Pedrita

11 comentários:

  1. Gosto dela com atriz.
    O Robert Mitchum é que não lembro do que vi com ele.
    Vou tentar gravar.

    Ontem, gravei do meio para o fim o "Assassinato no Expresso Oriente" porque o sono tomou conta de mim.
    Vc assistiu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. liliane, nao curto muito os dois. vc deve ter visto muitos filmes com o mitchum. ele é muito canastrão. estou louca pra ver o assassinato do expresso oriente. cheguei a marcar pra ver no cinema e infelizmente não vi. já está disponível no now. mas eu ainda não vi. comecei ver aquele filme adeus q vc viu, sobre a relação entre pai e filho, então vou terminar esse primeiro. não prestei atençao nesse honra ao mérito. vou olhar.

      Excluir
  2. Olá, Pedrita!
    Gosto de filmes clássicos, quando repetir vou assistir.

    Beijinhos, Feliz Primavera 🌷🌷🌷

    ResponderExcluir
  3. Olá Pedrita
    Faz tempo que não assisto um filme clássico.
    Esse ainda não vi.
    Fiquei curiosa com sua resenha onde vc diz que apesar de antigo não é datado sendo atual mesmo hoje em dia.
    Curioso como alguns temas são atemporais.
    Vou anotar a indicação.
    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. luli, tinha tempo q eu nao via tb não. eu gosto de novidades, filmes que poucos viram. de vez em qd só q paro pra ver algum clássico. o roteiro é muito bom, queria ver uma montagem no teatro.

      Excluir
  4. Já vi este filme e também gostei dele.

    ResponderExcluir

Cultura é vida!