quinta-feira, 9 de maio de 2019

O Tradutor

Assisti no cinema O Tradutor (2018) de Rodrigo e Sebastián Barriuso. Eu tinha visto matérias sobre esse filme e o FabioTV também comentou que tinha visto. Foi difícil achar um sessão que desse pra ver em geral filmes não comerciais ficam pulverizados em salas alternativas, em horários quase inconfessáveis.

Os diretores são irmãos cubanos e contam a história do pai deles. Apesar que há interferências ficcionais. O pai deles era professor de literatura russa e é designado a ser tradutor em um hospital para crianças de Chernobyl. Ele reluta, mas em Cuba não pode-se escolher o que deseja fazer. Mas ele acaba se envolvendo demais e ajudando muito aquelas crianças. O filme é doloroso, mas imagino que a situação das crianças deveria ser muito pior do que a mostrada.

 Ele é casado com uma renomada artista plástica e tem um filho pequeno. O trabalho além de exaustivo é à noite e ele tem muita dificuldade de inverter o horário de sono. A enfermeira arruma uma medicação para ele dormir. Então mal fica em casa. De dia dorme, e à noite trabalha. Eles tinham uma vida confortável, mas com a queda do muro de Berlim e as mudanças na Rússia começa a faltar tudo em Cuba. Não há mais combustível, comida, o filho começa a emagrecer muito, a esposa fica grávida. Ele tem que andar quilômetros de bicicleta até o novo trabalho. Rodrigo Santoro é e está maravilhoso, que atuação difícil. Tem muita criança no elenco. A enfermeira que o ajuda é interpretada por Maricél Álvarez. A esposa por Yondra Suárez. Em uma matéria, Santoro disse que teve pouco tempo para decorar foneticamente o idioma russo. Mas muitas crianças falavam espanhol e eram dubladas depois, mas como ele tinha que contracenar com crianças e não é sempre fácil, ele se preparava muito para as cenas para conseguir interagir melhor, caso tivesse algum imprevisto. Só uma criança falava russo realmente. O filme começou no Canadá, onde os diretores agora vivem, e depois seguiu para Havana.
Beijos,
Pedrita

14 comentários:

  1. Já vi o trailer e também várias pessoas comentando sobre o filme mas nunca parei para assistir.

    Beijos
    Pâmela Sensato

    ResponderExcluir
  2. Ainda não conhecia sobre o filme, mas lendo a sua resenha me pareceu um filme interessante, vou colocar na lista pra assistir.
    Beijos boa semana
    www.bellapagina.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Acho importante que registremos - de todas as formas - os problemas do nosso tempo e a queda do muro de Berlin, as dificuldades de Cuba e o desastre de Chernobyl merecem ser mais debatidos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. marly, eu não sabia q crianças tinham sido enviadas para tratamento em cuba.

      Excluir
  4. Respostas
    1. ana carolina, e ele está lindo. e o personagem é lindo por dentro e por fora.

      Excluir
  5. Eu sou fã do Rodrigo Santoro e estou louca pra ver esse filme.
    Fiquei ainda com mais vontade depois da sua resenha 😁😁
    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Fiquei muito curiosa para assistir, assim como tenho grande curiosidade de conhecer Cuba.
    Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. heloísa, é bem triste, mas um belo filme. santoro arrasa.

      Excluir
  7. Chernobyl devia ter sido uma lição para o mundo.
    Espero que seja.
    O meu sonho é que toda a central nuclear seja desactivada e acabem com o lixo radioativo.

    O "criador" sabia o que tinha feito quando fez a bomba atómica. Ele criou o fim do mundo. A arma perfeita de destruição em massa.

    ResponderExcluir

Cultura é vida!