sábado, 11 de maio de 2019

Buscando...

Assisti Buscando... (2018) de Aneesh Chaganty na HBO on Demand. Eu não sabia nada desse filme e foi uma grata surpresa. É um filme que fala muito de tecnologia e como entrou na nossa vida. Como podemos usar. Um suspense e tanto, mas muito bem criada a parte tecnológica.

O filme começa com o computador chegando na família. A filha é pequena, o pai cria um usuário pra cada um. Começam os vídeos da menina, da família. A chegada do facebook. Boa parte do filme é no computador, o que vemos da família são os vídeos no computador. Pelo computador que ficamos sabendo que a mãe está doente porque a filha pesquisa a doença na internet. Aí a filha coloca no calendário a data que a mãe volta pra casa e vai adiando essa data até retirar a alta. E vemos as duas, a mãe já muito debilitada.
Ficam então só a filha e o pai. A filha liga para o pai, diz que está em um grupo de estudos de biologia na casa de amigos e que vai dormir por lá. O pai vai dormir. De madrugada a filha liga três vezes, mas ele está dormindo. Como pelo sofrimento ele tem dificuldade de dormir, passa a tomar medicação e não acorda. No dia seguinte passa a perguntar sobre a filha que não voltou. Nos Estados Unidos é possível ligar para a polícia sobre um desaparecimento assim que acha que algo aconteceu. No Brasil era só depois de 48 horas que é um absurdo.
Uma policial é designada para investigar o caso. Assim que a policial fala ao telefone com o pai ele já está buscando informações sobre a profissional na internet. E é assim o tempo todo, o pai ajuda muito na investigação.
É muito triste o pai ligando para os amigos da filha e descobrindo que ela não tinha amigos. A garota que a filha foi estudar biologia disse que só estava estudando com a colega porque precisava passar. O rapaz que está nas montanhas só convidava a garota porque a mãe era amiga da mãe da moça e fica claro que era por pena. É de cortar o coração. Mas o filme é inteligente em vários aspectos. Quando esse caso ganha a mídia, esses amigos que não eram amigos, na mídia, viram os melhores amigos da garota, que estavam sempre juntos. O oportunismo pra sair na mídia. O filme é muito, mas muito inteligente. O pai é interpretado brilhantemente por John Cho. A garota por Michelle La, várias outras crianças fazem a garota em vários momentos da vida dela. A policial por Debra Missing. Além de um ótimo filme policial, é fundamental por esmiuçar muito a forma como lidamos com a tecnologia. Não é moralista, mas muito realista. Buscando... ganhou prêmio no Festival de Sundance.

Beijos,
Pedrita

12 comentários:

  1. Eu vi alguma coisa sobre este filme, estava pensando em vê-lo por causa da Debra Messing, que parecia estar dando um tempo no trabalho, e agora vejo que talvez ele valha mais pena do que o eu supunha.

    ResponderExcluir
  2. Esse filme é o melhor no formato Screen Life que já vi até o momento. Comentei sobre ele aqui: https://consideracoessobrefilmes.blogspot.com/2019/01/buscando-2018.html

    Bjs, José

    ResponderExcluir
  3. Nunca vi esse filme também não, mas parece bom, bjocas.

    ResponderExcluir
  4. Não faz muito meu estilo esse tipo de filme.
    Big Beijos,
    Lulu on the sky

    ResponderExcluir
  5. Olá Pedrita
    Eu gostei muito!
    Achei super bem feitinho, bem realizado e prende a atenção.
    Atual e instigante.
    Fiquei muito chocada com a investigadora protegendo o filho :/
    E muito amorzinho toda a dedicação do pai da garota.
    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. luli, o que eu gostei que apesar de ser um suspense fala bastante de como a tecnologia entrou nas novas vidas e a impacta. com lados positivos e negativos. e como o pai conhecer bastante da tecnologia foi fundamental pra desabaratar tudo. q horror o caso da investigadora.

      Excluir

Cultura é vida!