domingo, 10 de outubro de 2021

Lida Baarová

Assisti Lida Baarová (2016) de Filip Renc na Netflix. O filme conta a história dessa atriz tcheca que ganhou o estrelato na Alemanha, na década de 30. O roteiro é do tcheco Ivan Hubac

Primeiro ela viveu bastante tempo com Gustav Fröhlich, interpretado por Gedeon Bukhard, grande ator alemão que protagonizou o icônico Metrópolis. Ele ainda era casado, mas sua esposa vivia em outro país.

Depois ela se apaixonou por Goebbels, interpretado por Karl Markovics. Ela chega a ir nos discursos nazistas, vê os judeus desaparecendo. Mesmo que na época ainda não se soubesse dos campos de concentração, ela via os judeus desaparecendo, deixando tudo pra trás, casas, bens. Goebbels era alucinado por ela como atriz, por seus filmes, financia tudo, a paga regiamente, também não vejo como ela não achasse isso estranho. Lida e Goebbels saiam em tudo quanto era jornal. Goebbels era casado, então em um determinado momento o romance acaba. Hitler interfere do caso extra conjugal de seu braço direito. Goebbels segue com a família e filhos para outro país e ela é proibida de sair da Alemanha.
Começa então o calvário da atriz. Ela tem ajuda para fugir para a Tchecoslováquia e volta a viver com a família. Retorna a fazer filmes, muitos na Itália, não entendo porque voltava para a Tchecoslováquia e porque não tentava ir para os Estados Unidos. Parecia muito ligada a família. Na Tchecoslováquia ela é condenada por traição e à forc. O pai consegue que um ministro retire a execução. Sua mãe e irmã não aguentam os interrogatórios, as perseguições e morrem. Lida volta a fazer cinema até 1958, depois teatro.
A atriz que interpreta Lida, Tatiana Pauhofová é muito linda e parecida com a atriz, mas não tem metade da força cênica. Impressionante as fotos de Lida.

 

Beijos,
Pedrita

10 comentários:

  1. Parece ser interessante. E deixa claro - a mim, pelo menos - que as punições impostas às mulheres, pela desobediência às regras, é sempre mais cruel.

    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde Pedrita. Uma excelente dica de filme para o nosso frio carioca de hoje.

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia esse filme Pedrita, parece bem interessante.
    big beijos
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. lulu, eu não conhecia essa história. o 007. foi uma surpresa. quanta complexidade.

      Excluir
  4. Não conhecia essa biografia.
    Esse tema sempre necessário pra que nunca mais volte a acontecer.
    Quanta crueldade foi infligida a milhões de pessoas 😢😢
    Indicação devidamente anotada

    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. luli, eu tb não, o 007 sabia de cor e não viu o filme. exatamente, filme fundamental.

      Excluir

Cultura é vida!