quinta-feira, 18 de agosto de 2022

Operation Mincemeat

Assisti Operation Mincemeat (2021) de John Madden na Netflix. Eu não conhecia essa história da Segunda Guerra Mundial, a narração inicial fala exatamente isso, que muitos fatos na guerra ficaram desconhecidos. Claro, muitos como esse eram operações secretas. O filme é inglês e Mincemeat é uma palavra bastante clássica do idioma, o famoso bolo de carne. Mas a versão do nome no Brasil como sempre tem spoiler e é péssima, O Soldado que nunca existiu. O filme é baseado no livro de Ben Macintyre que quero ler, mas parece que não tem no Brasil.

Em 1943, os alemães sabem do ataque programado na Sicília e aguardam os aliados. Alguns oficiais resolvem criar uma mentira para que os alemães acreditem que o ataque na verdade será na Grécia. Criam uma trama muito elaborada que o ataque na Grécia seria um grande segredo  para que alguns alemães fossem até lá e diminuísse a resistência na Sicília.
Eles prepararam um cadáver como sendo um oficial que iria entregar documentos onde diziam sobre o ataque a Grécia. Ele teria se afogado e seria encontrado morto no mar com os documentos "secretos". Esse grupo cria então os boatos com espiões, com uma rede grande de pessoas e oficiais, que espalhariam partes desse plano para quando os documentos chegassem aos espiões certos, acreditariam e levariam a informação até Hitler. Esse oficial, que na verdade era um cadáver qualquer, teria os documentos, além de uma foto e uma carta de uma namorada, tudo para aumentar a credibilidade. É tudo muito inteligente. Churchill (Simon Russell Beale) inclusive concordou com o plano. E o mais inacreditável é que funcionou. Os alemães enviaram muitos soldados à Grécia, diminuindo a quantidade na Sicília, ficando mais fácil tomar a região. Foi uma manobra muito importante dos aliados pra enfraquecer Hitler.
O elenco é muito bom: Colin Firth, Matthew Macfadyen, Kelly Macdonald, Charlote Hambling, Penelope Wilton e Jason Isaacs.


Beijos,
Pedrita

14 comentários:

  1. Ainda não vi esse filme e já me programei mil vezes para assistir.
    Mas todo dia recebo informações de filmes novos e aí vou deixando para depois.
    Pois é, um monte de tesouras. E uso todas. Mas eu amo, "visse"? Bj,

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem? Fui ao Reserva Cultural e assisti Aos Nossos Filhos com Marieta Severo, José de Abreu, Laura Castro e Claudio Lins. O roteiro mescla homossexualidade, HIV, Aids, drogas, tráfico, Regime Militar e segurança pública. O filme traz a mensagem que devemos encarar nossos preconceitos. Bjs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Admiro o seu gosto pelos filmes e séries!
    -
    A vida, é como uma janela aberta ...

    Beijos. Boa Quinta-Feira!

    ResponderExcluir
  4. Vou dar uma espiada, rsrs. Na guerra a primeira vítima é a verdade, é incrível que militares e gente ligada à inteligência tenham 'caído' numa estória inventada pelo adversário, rsrs.
    Ah, mincemeat é carne moída. Mas o que a gente mais chama de mincemeat hoje é um recheio para tortas doces que leva frutas secas e não leva carne (até um tempo atrás levava sebo, junto com as frutas)! O bolo de carne clássico atual é o meatloaf.

    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. marly, sim, a mentira é usada pelo "bem" e pelo "mal". e tem razão, troquei o nome do bolo de carne.

      Excluir
  5. Boa tarde. Desejo um bom final de semana com muita paz e saúde. Obrigado pela dica Pedrita.

    ResponderExcluir
  6. Que incrível, os dois Darcys no mesmo filme. Parece ótimo.
    big beijos
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir
  7. Como vc compra óculos pela Internete? Só a armação? Bj

    ResponderExcluir
  8. Tinha um professor de História que sempre dizia que a primeira guerra mundial foi travada nas trincheiras entre soldados e a segunda guerra teve milhões de histórias pessoais envolvendo todos em algum momento.
    Gostei demais do filme que se num primeiro momento parece uma narrativa pouco crível acaba se mostrando uma trama inteligente e que dá certo.
    Colin Firth é um dia meus atores favoritos da vida ❤

    Bjs Luli

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. luli, o q eu acho mais impressionante é q a manobra existiu e por mais incrível q seja, funcionou. tem outro filme com o firth, igualmente verídica, sobre as obras de arte na segunda guerra. outra trama surreal de poder e ganância fingindo limpeza étnica.

      Excluir

Cultura é vida!