sábado, 12 de fevereiro de 2022

Photocopier

Assisti Photocopier (2021) de Wregas Bhanuteja na Netflix. Li que esse filme vinha impactando e estou em estado de choque até agora.

Photocopier mostra uma Indonésia bem diferente dos filmes de terror que costumo ver do país. É uma Indonésia realista e machista. A protagonista tem um pai austero. A família tem uma loja de comidas e o pai quer que a filha pare de estudar e ajude a mãe. Ela tenta bolsa de estudos para conseguir continuar a universidade. Para ganhar algum dinheiro ela faz site para um grupo de teatro que tem apoio da faculdade.
Ela vai em uma festa do teatro, o pai diz para ela não beber e realmente ela não aceita, mas aí forçam um brinde, depois uma brincadeira e ela acorda bêbada no outro dia em casa sem lembrar de nada. No dia seguinte ela vai apresentar o projeto para a banca para conseguir a bolsa de estudos e é humilhada pelos homens decisores. Tinham fotos dela bêbada nas redes sociais. Ela diz que não sabia das fotos, que não lembra da festa. Excelente aluna, trabalhando, é julgada por uma única festa mesmo ela dizendo que não lembra de nada. O pai pra ajudar a expulsa de casa.
Ela começa a investigar. O tempo todo ficam desacreditando-a. Ela leva as denúncias para o código de ética da universidade que vaza as informações. Ninguém é protetor. Excelente a protagonista, Shenina Cinnamon. Que filme impressionante!


Beijos,
Pedrita

8 comentários:

  1. A gente fica admirada com o machismo visto por aí mas por aqui a coisa não está tão diferente. E piorou muito nos últimos quatro anos.

    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. marly, me assusta essa proibição a estudar, mas aqui não é muito diferente. qts filhos vão trabalhar pra ajudar na casa e param de estudar. sim, muito pior agora.

      Excluir
  2. Vou procurar este filme na netflix. Essa coisa do machismo esta em toda parte, principalmente nos paises pouco desenvolvidos. É uma luta árdua. Bjs

    ResponderExcluir
  3. Deve mesmo ser impressionante!
    Fiquei instigada por sua incrível resenha e para conhecer essa Indonésia diferente dos filmes de terror (a realidade tbm pode ser terrível)
    Triste pensar que nos dias em que vivemos, quando machismo, que nunca deveria ter existido, ainda é tão presente e tanto mal acarreta 😕😕

    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. luli, sim, e proibir alguém de estudar é muito abominável. ser da banca que decide as bolsas e rir da cara do candidato. é tudo assustador.

      Excluir

Cultura é vida!