sábado, 26 de dezembro de 2020

Retrospectiva 2020

Vai ser uma Retrospectiva 2020 peculiar, esquisita mesmo.

Livros:

Eu achei que leria mais livros, mas foi a mesma média dos outros anos, mais ou menos um livro por mês.

Os preferidos foram:

Em Nome dos Pais de Matheus Leitão
Os Bebês de Auschwitz de Wendy Holden
Não Pode Morar nos Olhos de um Gato de Ana Margarida de Carvalho
No Fundo do Poço de Buchi Emecheta

 

Teatro:

Só vi uma peça presencialmente. A belíssima Alma Despejada com a incrível Irene Ravache.

Exposição:

Exposição também foi uma só, Leonardo Da Vinci - 500 Anos de Um Gênio. Lembro que no táxi comentávamos que essa doença ia chegar ao Brasil.

Dança:

Dança tem outra retrospectiva esquisita. Só vi um único espetáculo, quando já não deveria mais sair, me arrisquei muito. Um pouco depois tudo foi fechado.



Já na proteção da minha casa, participei da incrível experiência de Amor de Quarentena. O projeto fez tanto sucesso que continua com outros participantes.

Música:

Sem eventos presenciais, me deliciei com CDs e Spotify, esse a Retrospectiva está aqui.

CD Vozes Mulheres com Adélia Issa, soprano e Rosana Civile, piano.

Os dois estão disponíveis nas plataformas digitais.

Mas foi a televisão, com seus filmes e séries que mais me acompanhou nesse ano difícil.

Séries:

Todas falo da primeira temporada.


Cinema:

Em cinema vou ser injusta com alguns, foram muitos, mas muitos filmes inesquecíveis:




Quando tudo isso passar eu quero dançar!
















Beijos,
Pedrita

18 comentários:

  1. Ler faz bem à alma e estabiliza o coração.
    .
    Feliz fim de semana.

    ResponderExcluir
  2. O bom é que, apesar de tudo, você está prosseguindo com a sua vida cultural. No próximo ano talvez eu consiga listar os livros lidos, neste ano não consegui. Ah, fui ver o Emma resenhado e percebi que já o tinha assisitdo inteiro, achei que só tinha visto o início. Acho importante que a gente comece a falar desses livros-personagens e obras de modo mais crítico, como eu já comecei a fazer e você também fez no post sobre o filme.

    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. marly, nossa, eu fico com a sensação que não estou aproveitando nada culturalmente já q não fui em nada presencial. sim, as adaptações precisam compreender de fato o q a jane austen queria dizer.

      Excluir
  3. Ora muito bem!! :)
    .
    Não há frio que gele um coração...
    .
    Beijos. Continuação de Boas Festas, com muita saude.

    ResponderExcluir
  4. Que privilégio vc ter visto a Irene Ravache ao vivo, Pedrita.

    ResponderExcluir
  5. Oi Pedrita, eu dei uma sumidinha nessas últimas duas semanas, mas cá estou na sua retrospectiva. Não me lembro se tive tempo de ir ao teatro antes das portas do mundo se fecharem. Mas fui a algumas exposições. Também não li tanto quanto queria, mas li mais do que no ano anterior. Vi muitas séries e assisti vários filmes. Alguns peguei a dica aqui com você.
    QUe em 2021 as portas novamente se abram e que a gente possa curtir mais eventos culturais. Eu estava louca que essa exposição do Da Vinci viesse para o Rio e queria ver a de Os Gêmeos que está em São Paulo.
    Um ótimo final de ano para você.
    beijos
    Chris


    Inventando com a Mamãe / Instagram  / Facebook / Pinterest

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. chris, eu fui pouco infelizmente, mas parei de ir pela segurança. eu ainda não tenho esperança q abram em 2021. mas não estou querendo criar expectativas e ansiedade antecipadas.

      Excluir
  6. Respostas
    1. liliane, senti falta demais dos eventos presenciais, mas ainda tenho medo suficiente para só sair o necessário.

      Excluir
  7. Pedrita,
    Achei fantástica a sua retrospectiva.Com uma apresentação realmente peculiar.
    Nesse ano tão difícil, você conseguiu manter-se bem com as artes variadas.
    E terminou a retrospectiva com referência ao Jojo Rabitt, filme que adorei.
    Desejo-lhe u novo ano com muita saúde e muitas alegrias.
    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. heloísa, que bom q gostou, foi estranha a retrospectiva interna que fiz. tb adorei jojo rabbit. quando tudo isso terminar eu quero dançar.

      Excluir
  8. Isso sim é uma retrospectiva de responsabilidade.
    Querida Pedrita vc arrasou, mesmo num ano tão estranho, manteve sua cultura florescendo e sendo inspiração para nós seus leitores.
    Eu até que assisti bastante filmes e séries e consegui ler uns 15 livros.
    Infelizmente só fui ao cinema duas vezes em janeiro e março.
    Nenhuma exposição ou teatro 😢😢
    Com esperança em 2021, embora minha racionalidade diga que o próximo ano tb não será dos melhores para a vida "normal"

    Excelente post vou até favoritar aqui no navegador 🤗🤗

    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é, eu ainda não olho muito pro futuro. sim, consegui, mas mais virtualmente, o que é esquisito. obrigada.

      Excluir
  9. Pedrita, boa tarde. Gostei muito da sua retrospectiva e fiquei muito curioso com o Morar nos olhos de um gato, que fiz uma pesquisa, li algumas páginas iniciais do livro, é um texto bastante difícil (gosto assim), tem coisas que não entendi, vale a pena desbravá-lo. Anotei outros livros também, e alguns filmes e séries.

    E Pelo jeito, você tem um gosto musical bem refinado.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. carlos, esse livro da escritora portuguesa é interessantíssimo! acho que vai gostar. sim, o texto é bem difícil. sim, dá pra fazer uma listinha pra enquanto a vida continuar se arrastando no isolamento.

      Excluir

Cultura é vida!